23 novembro 2010

Quem brinca com o fogo...!

23.11.2010 - 08:31 Por PÚBLICO, com agências

As desavindas Coreia do Norte e Coreia do Sul trocaram esta manhã centenas de tiros de artilharia junto a uma das ilhas de fronteira entre os dois países, tendo causado a morte a pelo menos um marinheiro sul-coreano, no mais grave incidente desde o fim da guerra das Coreias.




O ataque norte-coreano foi feito sobre uma ilha que fica a ocidente da península coreana, no Mar Amarelo, e terá feito pelo menos um morto entre as tropas sul-coreanas. Há, ainda, pelo menos 14 feridos na ilha Yeonpyeong.

O Governo de Seul já convocou uma reunião de emergência, prometendo uma resposta forte “se as provocações continuarem”, noticia a agência de notícias francesa AFP. A mesma fonte avança que o exército do país já foi colocado em alerta máximo e que vários aviões de combate vão começar a sobrevoar a zona dos ataques.

A YTN refere, também, que vários civis e soldados estão a ser encaminhados para bunkers. Já a Reuters avança que o ministro dos Negócios Estrangeiros do país pensa levar o caso às Nações Unidas.

Os obuses foram disparados depois do emissário norte-americano para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, actualmente em viagem na região, ter deixado Tóquio com destino a Pequim. O responsável encontra-se hoje com as autoridades chinesas para analisar a situação nuclear da Coreia do Norte – o que acontece apenas alguns dias depois de ter vindo a público a existência de uma grande fábrica de enriquecimento de urânio no país.

Sem comentários: