20 agosto 2007

Argentina vol.2

Dia 11.
Dia de ordenaçao sacerdotal. Dia de rever o Gonçalo e o Pedro. A razao pela qual fui à Argentina.
A ordenaçao foi no santuário de Florêncio Varela, arredores de Bs. As. . Pelo caminho, a mística europeia perde-se... o travo a metrópole enfranquece... mergulha-se naquilo que sao os arredores de uma grande cidade da américa latina. Muita pobreza... habitaçao precária... ausência de qualquer conceito de urbanismo...

Chegados ao santuário, aí estavam! Foi muito forte ver o Pedro e o Gonçalo outra vez, depois de tanto tempo...! Depois da cerimónia deu para começar a matar saudades...
De volta a Buenos Aires, jantei com o grupo do Keko, boa malta! Boa onda!
A seguir, copos em Recoleta.
O dia seguinte, passei-o numa churrascada "à Argentina"... ai que carne....! O Pedro também estava. À noite voltei a estar com o Gonçalo, no santuário de san isidro (arredores "quicos" de buenos aires).

Segunda-feira, fomos à Boca, conhecer o Caminito, uma rua/museu ao ar livre, muito turístico. Tao a ver o clube Boca-Juniors? O estádio "La Bombonera"? É tudo nesse bairro!
É um bairro mais pobre, à beira rio, que foi fundado por emigrantes europeus. As casas todas às cores! Antigamente, pintavam-nas com os restos das tintas dos navios. Hoje continua assim pelo turismo.
Foi em bairros como este, que nasceu o tango... nao havia uma esquina onde nao estivesse alguém a dançar o tango, por uma pouca quantia...!
Por detrás do colorido das casas, do bulício das ruas, do travo a turista, num qualquer portao aberto, a pobreza grita... ou através de uma criança imunda... ou de três paredes que fazem de casa... ou poças de água negra... ou lixo acumulado...

Nessa noite, deopis de jantar fora, fomos beber um copo. É impressionante... o argentino até a mae vende, se lhe derem a quantia certa..! Havia sempre gente na rua a vender algum bar ou restaurante...! E tinham jeito! lol muita lábia! Grande Pepe!

Terça-feira. Era dia de ir a La Plata para estar com o Pedro e com o Gonçalo com mais tempo, e conhecer a sua realidade.
Acabou por nao dar e ficámos todos em Bs. As. . O Pedro atrasou-se muito no médico em Bs. As. e já nao deu para ir. Nao vi o Gonçalo... foi uma pena...! Mais uma razao para voltar!
Nesse dia, fartei-me de caminhar e conhecer ainda mais um pouco dessa cidade que me ganhou...!
Ao fim da tarde, o Pedro, quando finalmente se despachou, juntou-se à pandilha e fui jantar fora com ele e com o Tomas. Comi o melhor lombo de toda a minha vida... a sério... quase nao tinha de fazer força com a faca para cortá-lo...! Tao bom...
À noite, depois de termos ido beber um copo com o Pedro e de ter caído uma descarga de granizo que deixou as ruas brancas, fomos beber outro copo a Palermo, uma espécie de bairro alto de Bs. As. . (pequena nota: de dia, de t-shirt, de noite, a fugir do granizo! viva o aquecimento global!)
Chegados a Palermo, foi a "despedida" do Monteiro... a cerveja tinha sabor a última e as gargalhadas um travo de pena... mas vou voltar...!

Quarta-feira. Despedida... aviao... back to chile...
Nao posso deixar de assinalar o taxista que me levou ao aeroporto! Baixo, gordo, saudável careca, bigode. Bem tuga hein?! E como qualquer taxista em qualquer parte do mundo, com alguma opiniao sobre tudo! É só preciso dar corda! Filho de pais galegos, foi a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa até ao aeroporto... teve graça! Melhor que despedir-me sozinho dessa cidade que me conquistou...!

Sem comentários: