31 maio 2016

Gente Ressuscitada.

No mundo há muita gente ressuscitada sem ter que esperar para depois da morte. Conheço muita gente: jovens que se dedicam a atenderem os inválidos; casais que são felizes com um filho deficiente; essa ceguinha que reparte a alegria no pavilhão dos cancerosos; missionários que consagram a sua vida ao próximo; jovens que neste verão, passaram as suas férias a cuidarem de um asilo de idosos; velhos sacerdotes que, tendo a merecida reforma, ainda continuam nessas perdidas freguesias que ninguém quer. Gente, muita gente ressuscitada...

E acostumámo-nos a pensar que a ressurreição é uma coisa que se alcança do lado de lá da morte. E ninguém pensa que a ressurreição é simplesmente entrar em “mais” vida. Que a ressurreição é algo que Deus dá a quem lho pede, sempre que, depois de pedir, continue a lutar por ressuscitar cada dia.

A ressurreição é, com Bessiere, “um fogo que nada ou ninguém pode apagar”. Nada ou ninguém – claro – excepto a nossa própria mediocridade ou desinteresse.

Os ressuscitados são os que têm “mais vida”, “vida” que contagia, que demonstra que todo o homem se ultrapassa a si mesmo e que é mais forte que a morte!!!

E tu, também, és ou podes ser uma pessoa ressuscitada! A morte, é claro, vai-nos cortando ramos todas as noites, mutila ilusões e esperanças, que te foram cortadas à noite…

Como fazer? Simples! Levanta-te; levanta-te convencido de que o fazes para viver e não para vegetar! Olha-te, depois no espelho…sorri! Descobre que quando sorris ficas mais bonito ou bonita; e agora pergunta-te em quê ou em quem vais investir esse sorriso e esse dia que te acaba de ser oferecido! Recorda-te que quando Jesus ressuscitou não o fez para ficar com um corpo brilhante, mas para ajudar os seus que estavam a passar por muitos apertos, atrapalhados com o medo da morte.

Dedica-te, portanto, a repartir ressurreição! E verás que os outros se sentem melhor depois de falarem contigo...


Texto adaptado de Razões para viver, de M. L. Descalzo

Sem comentários: