14 dezembro 2012

Paquistão: Quatro anos depois, Asia Bibi continua a viver o Natal na prisão.

A esperança é a última a morrer. Este ditado aplica-se bem a Asia Bibi e à sua família, no quarto ano consecutivo em que esta cristã vive a quadra natalícia na cadeia, por causa de uma injusta acusação de blasfémia.

Asiq Mashi, marido de Asia Bibi, encontra-se em Espanha para a cerimónia de entrega, no próximo sábado, dos Prémios HO 2012 – outorgados pela Associação espanhola Hazte Oir –, um dos quais é para Asia Bibi como símbolo da liberdade religiosa.

Mashi, que viajou acompanhado com a sua filha mais velha, Sidra, encara esta viagem como uma oportunidade de dar a conhecer o testemunho de uma família ameaçada pelos inimigos da liberdade religiosa.

Em declarações à imprensa, Asiq Mashi agradeceu o prémio dado a Asia Bibi, sublinhando que este é "o quarto Natal que ela passa no corredor da morte". Porém, acrescentou que não perdeu ainda a "esperança" de a ver em liberdade.

Ignacio Arsuaga, presidente de Hazte Oir, ao receber Mashi no aeroporto, pediu para que o governo da Espanha se possa comprometer numa "acção diplomática sólida para apoiar Asia Bibi e para conseguir espaços de liberdade religiosa em todo o mundo".

"Não é possível – acrescentou - que uma nação como a espanhola não seja capaz de pedir a outros países o mesmo espaço de liberdade que existe em Espanha, especialmente na questão religiosa".

Sem comentários: