07 janeiro 2008

Menino de Angola

"menino de Angola
menino da guerra
sem sonhos sem escola
sem pais e sem terra.
menino soldado
teu passo apressado
p’ra onde te leva?
menino fardado
apenas brincaste
com jogos de guerra.
menino a fingir
que choras deitado
na mata a dormir.
não pises as minas
espalhadas no chão
é morte em silêncio
em vez do teu pão.
menino de Angola
menino da guerra
sem sonhos, sem escola
sem pais e sem terra.
encontra depressa
um outro menino
de olhar de luz
que acabe essa guerra
e salve essa terra,
o Menino Jesus!"

Miguel Corrêa Monteiro
in “A Guerra do Ultramar, realidade e ficção”

9 comentários:

Hazy Mike disse...

Epá, depois de ter visto a dançar com velhas na passagem até fiquei sem palavras... :P

António Carlos disse...

Eu tive um professor de História nos anos 80 com este nome. Será o mesmo?

João Maria Corrêa Monteiro disse...

Caro António Carlos,

De facto, este meu tio é catedrático de História. É bem possível que seja ele.

António Carlos disse...

Ele foi meu professor de História num colégio particular nos anos 80. O livro que aparece referenciado é dele? É poesia?

João Maria Corrêa Monteiro disse...

parece mesmo ser ele. o meu tio deu aulas nos salesianos do estoril e noutro na parede ou em são joão do estoril.
o livro é de um amigo dele chamado Rui de Azevedo Teixeira.

João Maria Corrêa Monteiro disse...

não sei se é de poesia...

António Carlos disse...

Ora aí está - Miguel Monteiro dos Salesianos. Esse nome era mítico para nós, para quase todos, mesmo os que não gostavam de História. Era a maneira de chegar a nós, a maneira de comunicar. O que o Miguel tinha de diferente era a maneira de comunicar, de nos fazer sentir que estar ali valia a pena, fazia-nos sentir que o importante era os alunos, na escola o fundamental são os alunos. Quem me dera hoje, com os meus alunos, conseguir fazer o mesmo. Há algum tempo troquei uns mails com ele. Está na FLL. Finalmente que o sucesso combina com qualidade, coisa rara em Portugal... Muito obrigado caro Jomas, e dê um abraço no seu tio quando o vir, um abraço sentido de obrigado.

João Maria Corrêa Monteiro disse...

Caro António, que alegria poder ler o seu testemunho...
Se não se importar, farei por transmiti-lo ao meu tio.

Muito obrigado,
Cumprimentos!

João Maria Corrêa Monteiro disse...

Caro António Carlos,
Estive com o meu tio no outro dia, seu professor de História nos Salesianos, que me pediu que lhe agradecesse muito as suas palavras tão elogiosas e que lhe transmitisse os melhores cumprimentos!

Espero que receba esta mensagem...

Cumprimentos.