Tentando responder ao doutíssimo economista "Alvim da Tenda", com quem esta praça tantas vezes conta para a boa troca de ideias:
Desde já o autor pede desculpa por qualquer falta de rigor na sua linguagem de leigo...!
"Por último tens de explicar porque é que se há de ter vontade em trabalhar para um grupo português."
Imaginemos que tens dois grupos que te são igualmente atraentes do ponto de vista de carreira, aprendizagem, projecção internacional, pujança no mercado, dimensão, perspectivas de futuro, etc.
Agora imagina que um desses grupos é português e o outro é estrangeiro.
Acredito que há muito boa gente que se puder, escolhe o português, por causa desse gosto extra de fazer parte de uma organização que joga na "1ª divisão" e que é "da casa".
Não é o ser português que torna o grupo, um bom grupo. Isso depende de outros factores e não da nacionalidade.
O que digo é que toda a gente gosta de vestir a camisola da casa, se puder.
Se acabas com a "e de portugal", acabas com um grupo que te pode dar esse gostinho extra.
Eu trabalho numa joint-venture que está em Portugal há mais de 40 anos e em que um dos parceiros é português. Apesar do meu empregador ser "estrangeiro", sinto um gosto extra por causa dessa herança de 40 anos.
Imagino que isto possa ser mais forte ainda para quem esteja numa edp, por exemplo.
"se escreves isto, tens de explicar qual é a vantagem de ficar em mãos portuguesas."
Estudámos que, contas feitas, o proteccionismo traz menos benefícios económicos, é verdade. Porém, também é verdade que fora dos modelos, os mercados não são líquidos e que portanto os ajustes económicos para ficarmos todos melhores sem proteccionismo são muito difícies de fazer, ou por vezes impossíveis.
Acresce que ninguém acredita realmente que os estados não usam de medidas mais ou menos explícitas de proteccionismo.
Assim, não me parece sensato abdicar do controlo (por mais ténue que seja), de um sector tão vital para um país como a energia. Admito que talvez não haja outra solução possível. Mas a longo prazo é uma má escolha, ainda que a única que se possa tomar.
"Também tens de explicar porque é que a EDP há de passar a não pagar IRC (provavelmete pagará mais, dadas as melhorias de gestão)."
Foi só para aguçar o apetite... ;)
Queira responder e ensinar esta casa, que também é sua.