21 janeiro 2015

À mercê dos radicais.

"O líder do Boko Haram reivindicou a autoria do ataque massivo na cidade nigeriana de Baga, e ameaçou os Estados vizinhos, Níger, Chade e Camarões, num vídeo colocado na internet na terça-feira. “Matámos as pessoas de Baga. Matámo-las como o nosso Senhor nos instruiu no Seu Livro”, afirmou Shekau, durante um discurso de 35 minutos colocado no Youtube." - in Observador | 21.01.2015

Terreno fértil para todo o radical é toda a população iletrada, materialmente constrangida, indefesa na sua subsistência, humilhada, maltratada. À mercê de todos os radicais estão aqueles que não conseguem filtrar o que lhes dizem, ou, que não podem fazer mais nada senão baixar a cabeça e seguir. Resolver os problemas materiais é só uma parte da resposta - veja-se o crescimento de radicalismos à esquerda e à direita na Europa.

Usar da razão, tomar consciência da absoluta dignidade de cada um e de mim próprio, não esquecer que a liberdade do nosso espírito é infinita são pilares que estão na base da boa resistência, da contra-corrente - é afinal a sabedoria dos Evangelhos.

Sem comentários: