28 outubro 2011

O anedótico gosta de tempestade em copo de água. Esperto...

O anedótico é manhoso...

José Rodrigues dos Santos continua a mostrar que não sabe do que fala, respondendo ao comentário que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura fez ao seu texto. Com mais patas na poça, evidencia sozinho os pontos que o SNPC levantou.

O anedótico conseguiu fazer melhor ao juntar a ofensa à injúria, quando passa um atestado de burrice ao público em geral e aos católicos ao afirmar que "o cidadão comum nunca ouviu dizer que Jesus não era cristão". Mas o mais delicioso da notícia é o seguinte excerto: "A Igreja nega ou não nega que Jesus era judeu - e, consequentemente, que Cristo não era cristão?".... [pausa de estupefação]. 

Eu sou um cidadão comum e sei isto... A grande maioria dos cidadãos comuns sabe isto. Mas o mais incrível é que este segredo sujo e escondido que supostamente a Igreja esconde a sete chaves é, afinal, evidente, claro e assumido por todos... basta ler com atenção os Evangelhos.

Jesus podia até ter sido chinês. O que o autor não sabe ou finge não saber (polémica = publicidade), é que o nome "Cristão", começou a ser utilizado para designar aqueles que eram de Jesus Cristo. Aqueles que o seguiam, aqueles que acreditavam nas suas palavras. O anedótico também não sabe, ou não quer saber, que a palavra Cristo vem do grego e significa "o Ungido".

Se o anedótico está a falar de crianças de dez anos ao mencionar o cidadão comum, então talvez tenha razão. Senão, insulta de uma assentada, milhões de portugueses com o seu tom paternalista e pseudo-acutilante. 

A Igreja não tem medo de nada. Apenas esclarece que o anedótico não sabe do que fala e afirma como verdades teorias que não são reconhecidas como válidas pela maioria dos estudiosos (os verdadeiros), da Bíblia.
De facto, a Igreja não só não teme a Verdade, como a procura com todas as forças e fraquezas que tem, de esperanças postas no coração do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Enfim... espuma dos dias que cedo, espera-se, passará...

Leitura adicional: Análise ao romance "O último segredo", de José Rodrigues dos Santos pelo professor doutor Mário Avelar, professor catedrático de Estudos Anglo-Americanos publicado pela Agência Ecclesia e transcrito no site do SNPC.

3 comentários:

PAF disse...

Gosto, boa procura da verdade "Jomas"!

João Maria Corrêa Monteiro disse...

grato!

Nota: "PAF", somente, é delicioso!

Deus Astronauta disse...

Notícia de última hora: José Rodrigues dos Santos acaba de descobrir que as iniciais JNRJ gravadas por cima da cruz significam «Jesus Nazareno Rei dos Judeus». A extraordinária descoberta está a ser notícia por todo o mundo, e já é considerada um dos maiores feitos dos últimos 100 anos!