15 setembro 2011

Cátedra do Umbigo.

obtido no ma-schamba
Idiossincrasia: "característica de comportamento própria de um grupo ou de uma pessoa; temperamento", in diccionário Porto-Editora

Ou se quiserem, uma idiossincrasia é uma espécie de cátedra do umbigo. É uma ideia concebida na nossa cabeça. Uma determinada concepção do mundo que não é necessariamente próxima da realidade. O tuga tem duas: a de que "alguém tem de vir endireitar isto, por isso é só esperar"; e a de que "lá fora é que é!".

Já vamos em boa hora de acordar. O estado não é avó nem o cidadão neto mimado. A troika não é babysitter nem me parece que traga um biberon milagreiro. Não traz de certeza um daqueles biberons-poço-sem-fundo.

A cidade não será construída por uma espécie de mordomo-salvífico que vai aparecer lá naquele monte ao som do canto da águia. A cidade está em cada um e torna-se comunidade na medida em que todos saírmos à rua de cabeça erguida para trilharmos os caminhos individuais que nos esperam, com o que temos e o que nos falta. É assim que se forjam as grandes nações.

Por isso senhoras e senhores, lamentamos informar, mas D.Sebastião, Deus o tenha, já morreu. Ficou lá nas areias de Quibir, com as espadas dos reis antepassados. Que tal pôr esse bum-bum a mexer?!

Sem comentários: