07 fevereiro 2011

Espera por mim
(versão em português)

Espera por mim, que eu voltarei
Mas tens de esperar muito
Espera quando a chuva de Outono
tristeza trouxer,
espera quando a neve vier,
espera quando fizer calor,
espera quando os outros esperarem,
esquecidos do passado.
Espera, quando dos países distantes
cartas não chegarem,
espera, quando até se cansarem
aqueles que juntos esperam.

Espera por mim, que eu voltarei.
Não perdoes àqueles
que encontram palavras para dizer
que é tempo de esquecer.
E se crêem, filho e mãe,
que já não vivo,
se os meus amigos, cansados de esperar,
se sentam à lareira
e bebem vinho amargo
para me recordarem…
Espera. E com eles
não te apresses a beber.

Espera por mim, que eu voltarei
a despeito da morte.
Quem não me esperou,
que diga: “Teve sorte!”
Não compreendem os que não esperaram
como no meio do fogo
a tua espera
me salvou.
Como sobrevivi, saberemos
só tu e eu,
é porque me soubeste esperar
como ninguém mais.

Konstantine Simonov, 1943

Lido na missa do tio Zé Pedro Barreto, que não fui a tempo de conhecer melhor...
Jornalista que ia começar a tratar de ser escritor.

Sem comentários: