25 novembro 2010

Monges do Atlas...

"Não há maior amor que dar a Vida pelos amigos."

"Deixemos que Deus ponha a mesa para nós."
"Deixa passar o homem livre."
" Coragem."




Fui ver o filme "Dos deuses e dos homens".

Nada do que eu possa escrever será capaz de contar o que foi ter visto aquele filme.
É parte consolo, parte libertação, parte entrega e comoção.

À minha frente desenrolou-se a história da experiência de Deus.
Uma experiência de Deus contada da maneira mais honesta e palpável que talvez já tenha visto.
A abertura de coração a essa realidade, à possibilidade de que ela possa acontecer no coração dos homens, ainda que não no nosso, transpira em cada frame, em cada expressão ou deixa dos sete monges.

Arrisco dizer que os próprios actores e o realizador se permitiram dar o benefício da dúvida; arriscaram semi-abrir a porta a Deus para assim mergulhar profundamente nas suas personagens. Talvez alguns deles sejam crentes. Ou então não. Talvez me esteja a arriscar demais. Não faz mal...
Acho que vou sempre gostar de olhar para este elenco desta maneira.



" Deixemos que Deus ponha a mesa para nós".


"Deixa passar o homem livre"

A última ceia ao som de Tchaikovski e depois, serenos e entregues ao abraço do Pai.

"Coragem." A última palavra do filme.

2 comentários:

Pyny disse...

Não tá só muita bom, tá espectacular o filme..Gostei muito da última ceia deles...

João Maria Corrêa Monteiro disse...

bolas... que misto de ternura, desalento, redenção e valentia...