20 agosto 2007

Argentina vol.1

Che boludo! Por onde começar...?
É que Buenos Aires excedeu todas as minhas expectativas...!

Pelo princípio!

Fiquei alojado em casa do Tomás, um argentino que conheci em Portugal, em Janeiro, quando estiveram os chilenos. Também é schoenstatiano.
O acolhimento dele, que foi dormir para a sala para que eu dormisse numa cama, e dos amigos dele, foi de sete estrelas! Mesmo... foram impecáveis...! Eu e os chilenos com quem estive mais, sentíamo-nos em casa!

Cheguei no dia 9, já de noite. Voltei a cruzar os Andes. Outra vez impressionante...! Além disso, passados os Andes, "entrámos na noite". Estava a voar "contra o sol".
Nessa noite, jantei em casa do Jorge, um argentino. Boa jantarada! E até fiquei com um contacto para ir ao sul, aqui no chile.

No dia seguinte, saímos à rua...
Buenos Aires é enorme! Mesmo sem contar com os arredores.
É uma cidade muito ao estilo europeu e está distribuída em quadrículas. Sente-se uma atmosfera de grande metrópole. Está sempre alguma coisa a acontecer. Imensa gente na rua. Grandes avenidas, edifícios monumentais, arranha-céus modernos.
Fartei-me de andar. É uma boa cidade para caminhar, com muita coisa para visitar e conhecer...
Os seis dias que lá estive, foram curtos...!
Há imenso comércio, onde quer que se vá. Em imensas esquinas há cafés, um pouco como à portuguesa! Mas a maioria, mais "produzidos" que os nossos!
Perto de onde estive, está a Plaza de San Martín, libertador da Argentina e, junto com Bolívar, de vários países da América Latina!
Nesse primeiro dia fui , também, ao santuário de Buenos Aires (centro). É dentro de um prédio! Entra-se no prédio e depois há uma sala que é o santuário...! Muito estranho! Por dentro é igual. Parece que só há mais um assim, no mundo inteiro. Está em Nova Iorque.

À noite, foi a despedida do Gaúcho, um irmao de grupo do Tomas, que foi um ano para a Nova Zelândia, numa de aventura, aberto ao que a vida lhe traga! Bom espírito...!
Foi uma noite bem passada, em pleno centro de Buenos Aires, em casa do Facu.
Entre cerveja argentina, pisco chileno, brindes à portuguesa e os universais jogos que sao iguais em todo o lado, o intercâmbio cultural estava assegurado! Lá, como em Portugal, é à volta de uma mesa onde se está melhor... foi uma noite muito bem passada...!

Sem comentários: