01 junho 2012

O maior, por ter medo de ser pequeno.

@essejota.net

Sinto um espião no jardim e sei que ele te vai dizer que de herói tenho pouco. Por isso o mensageiro agora está junto às margaridas para eu continuar a ser o melhor aos teus olhos.

  

Não me posso mostrar inteiro porque o todo é imperfeito e nesse pequeno mora o frágil e o risco, e perder-te eu não arrisco. Dá pelo nome de Tallest Man on Earth e fala-nos disto na história de um jardineiro que bem podia ser eu, ou, talvez tu.

Estranha tensão, esta, entre o dar-se e o medo de se perder. É esquisito e tão corrente o medo de deixar entrar na nossa inteireza o desalinho que não controlamos. Que medo é este de cair dos olhos do outro?

Faz lembrar a história do gigante que morava num lindo jardim, fechado por muros altos e intransponíveis, não fosse alguém estragar o retrato. Um dia vieram as crianças - são sempre as crianças – que descobriram uma racha no muro, entraram de rompante e deram vida às flores e às árvores e às coisas.

O gigante não gostou e ralhou muito com aqueles meninos. A vida traz reboliço e confusão e o gigante não podia arriscar deixar de o ser. Claro que no fim os pequenos do grande fizeram maior porque de ser gigante, o gigante desistiu. Os muros foram derrubados, os meninos brincaram no jardim e todos, perfeitas obras por terminar, viveram felizes para sempre. No dom de nós está o resgate e no desalinho a plenitude.

Mas comigo e se calhar contigo, não é assim. Do frágil incompleto fujo completamente. Misteriosa coisa de dentro esta, de que fugimos cá por fora, entretanto.

Sou gigante e jardineiro, e que jardim este que tenho feito. O maior, por ter medo de ser o pequeno.

Sou homem, planto flores e vou-te mostrando o meu jardim. Moro nos teus olhos. Estou a caminho.

E tu?

Sem comentários: