01 março 2011

"Bastas, Bestas e Bastinhas"

No próximo dia 12, ao que tudo indica, teremos uma manifestação em Lisboa que gritará em uníssono "BASTA!!!".
Mas esse uníssono esconde uma multiplicidade de posturas e razões quase tão grande como o número de manifestantes que se espera que apareçam. O protesto servirá, provavelmente, para trazer estes temas para a ordem do dia, o que é fundamental.

Porém, mais que isso (e por isso menos), vai ser um campo fértil para a demagogia cega e gratuita. É esse o tom que encontro na maioria dos representantes de associações académicas e juvenis que tenho ouvido.

Duvido que muitos saibam claramente porque é que vão. Ou que outros tantos tenham pensado a fundo nisso.

Na marcha do "Basta de andar à rasca!", vamos ouvir os BASTAS: os que denunciam os problemas e as causas, apresentam soluções e propõem-se pô-las em prática.

Na marcha do "Basta de andar à rasca!", vamos ouvir os BESTAS: os que acham que tudo lhes é devido; os que gritam que quem está bem é porque tem cunhas e apelidos; os que exigem que seja a vez deles de terem cunha e estar por dentro.

Na marcha do "Basta de andar à rasca!", vamos ouvir os BASTINHAS: os jograis espalhafatosos e pseudo-anarquistas que gritam basta de tudo e mais alguma coisa; os que usam t-shirts do Che sem saber quem é; os que acham imediatamente que "a culpa é do sistema" e dos "cotas" porque... e lá vai mais uma pedrada (nem sempre do passeio).

Porque me parece que os BASTAS estão nas mãos de hipócritas BESTAS e tontos BASTINHAS, este protesto será um joguete nas mãos de demagogos.

Não contem comigo.

As razões deste problema são muitas.
Para mim, duas das mais importantes e que ontem ouvi tão bem explicadas no Prós-e-Contras:

- Rigidez excessiva do mercado de trabalho;
- Inexistência de um mercado de arrendamento;

Não é na rua que isto se resolve.

7 comentários:

Pyny disse...

Apoiado!!

Nuno Alvim disse...

E, segundo ouvi dizer, exige-se a demissão de toda a classe política. Lindo não é?! Uma infantilidade assim tem como consequência os verdadeiros problemas não serem resolvidos. Infantilidades assim levam com 500 estágios do Sócrates, que é o que merecem.

João Maria Corrêa Monteiro disse...

Nostalgia de ser rasca...
Saudades do "Não pagamos" de '93...

João Maria Corrêa Monteiro disse...

O prós e contras de 2ª feira, tem algum interesse! dá para ver no site da rtp.

Tomás Lucena disse...

Boa posta! Esta manif lembra-me os toiros bravos, a marrarem em tudo à cega... Não sei se tem alguma coisa a ver com o "Bastinhas" toureiro...

João Maria Corrêa Monteiro disse...

No espalhafato sim... ;)

mathilde disse...

Adorei o post... Mas, nao posso deixar de notar um certo tom anti-manif, seja qual for a razao dela existir, que vem de muitos anos e geracoes de portugalismo chique. Ve se, alias, pelos comentarios ;). Ha que ver que ha quem esteja mesmo à rasca, e que se quiser apenas gritar como descarga terapeutica, tambem tem direito. Aquilo que impede esta querida jangada de andar para a frente, eu acho, sao estas duas faccoes que se entrincheiram ano apos ano. Ou nao ouviram os gritos de protesto ao 'eu acredito'? Tambem malta que se quis juntar para uma cena que tem em comum. So what?

Eu pago para estagiar ha 5 meses. Acho que no minimo, subsidio de alimentacao.

Mas tudo ok, isto nao se resolve na rua, pois nao, é verdade, mas ajuda.so com a ameaca, temos hoje uma nova regrinha na nossa extensa em impractivel legislacao nacional, que diz: seis meses depois, proibido nao remunerar.

Quem tem a sorte ou o azar de escolher uma profissao recibo verde, deve estar la: arquitectos, jornalistas, hospedeiras, professores universitarios (sim, tambem ha)...

Mas atencao, adorei o post indio!